domingo, 19 de abril de 2009

A IMAGEM DO CONTO

Eu me propus a escrever. Ele se propôs a ilustrar. Eu entendo pouco da arte de ilustrar. Ele disse que quase nada entende da arte de escrever. Eu gosto é da palavra. E ele do traço. Então ficamos assim: você acha a palavra e eu encontro o traço. Tudo bem! E o que vem primeiro, palavra ou traço? Palavra. Você conta o conto. Eu ilustro o conto. Mas quem conta um conto aumenta um ponto! E qual é a função de um conto senão agregar mais pontos? Quantos mais pontos, mais lidos os contos.
E assim ficamos eu, ele e o projeto “A IMAGEM DO CONTO”. Aqui, o visitante encontrará, todas as semanas, um novo conto. De antemão, um aviso: sou extremamente cotidiana. Feito comida no prato. Ele? Ah! Ele eu não sei, minha função é de escrever. A dele, a de me surpreender. Pois não é que sempre ele encontra um jeito novo de contar as minhas palavras? Eu sou eu no texto. Ele é ele nas ilustrações. Como ele mesmo já me escreveu: “... o caminho de quem desenha não coincide – visto ser paralelo – com o de quem escreve, deve o ilustrador emprestar à obra a parte da sua alma que lhe pertence. “
E assim, ficamos nós: eu, ele e você, nosso visitante. As palavras são parte da minha alma. Os desenhos, parte da alma do ilustrador. Cabe a você que nos visita acrescentar parte da sua alma neste site.

Tânia Colares – mãe e escritora
Frederico Rocha – filho e ilustrador

8 comentários:

  1. A minha parte irá sendo feita, estou aqui para ler cada conto, cada ponto. :)

    ResponderEliminar
  2. Olá, Vitor! Muito bom saber que parte de sua alma estará no nosso site. Isso nos enche de orgulho. Queremos, sim, vê-lo todas as semanas por aqui. Obrigada por acrescentar mais pontos aos contos. O ilustrador também agradece.

    ResponderEliminar
  3. tania tem pessoas que nacem para brilha
    e vc e uma delas

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, João! Vou me lembrar sempre de que alguém quer que eu brilhe. Assim, continuarei a escrever contos para você ler......e gostar!
    Abraços!!!

    ResponderEliminar
  5. Cruzar a linha é muito fácil, em especial quando não há vantagens ou ganhos em retorno. É nesta hora que você percebe e entende quem tem potencial e sabe utilizá-lo da melhor forma, compartilhando.
    Parabéns Tania.
    PS: Talvez vc não deve se recordar de mim,mas não importa, quando estou com Norma falamos apenas cos boas de você.
    Abraços.

    Iara Félix

    ResponderEliminar
  6. Oi, Iara! Obrigada pelas palavras elogiosas. E me perdoe por eu não poder dizer que me recordo perfeitamente de vc. Tenho a sensação de que você foi uma das minhas alunas, não sei exatamente, foram tantas, de tantos nomes, entre eles, as Iaras. Obrigada também pelas coisas boas que vocês dizem de mim. Eu também tenho gratas recordações do tempo em que convivi com minhas colegas de trabalho, entre elas, Norma. Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Adorei a idéia.... amo as palavras e os traços.... Entendo um pouco de cada um.... mas o mais importante é que eles ecoam em mim e me encantam...

    ResponderEliminar